Liberdade, igualdade e flores

Em termos de relações humanas, o conceito de abuso aplica-se a qualquer ação humana onde exista uma precondição de desnível de poder, seja ele em relação a objetos, seres, legislações, crenças ou valores.

Eu já sofri abuso.
Moral. Sexual. Bulling. Intimidação.
Tive que fugir de investidas no ambiente de trabalho, olhares indiscretos e por vezes escrachados mesmo, sem nenhum pudor. Afinal, quem deve ter pudor somos nós, mulheres (oi?!)
Abuso moral e de poder no trabalho, tendo que me sujeitar a situações desagradáveis e provar meu valor através de esforços muito mais gigantescos para ser reconhecida do que meus colegas do sexo oposto.
Abuso sexual no seio familiar explicitamente e através de repressão das minhas opiniões, vontades e até controle das roupas que eu poderia usar.
Bulling na infância e adolescência por ser dentuça, testuda, com peitos fora do tamanho padrão pra minha idade, precisando me provar forte em outras áreas pra amenizar o lado estético.
Intimidação na família e nos relacionamentos…

Ontem comemorou-se o Dia Internacional da Mulher: muito além de ganhar flores, presentes e mimos (eu gosto, sim) precisamos ganhar mais respeito.
Respeito nas relações pessoais e de trabalho.
Respeito nas ruas.
Respeito em casa.
Respeito.

Embora hoje eu me sinta privilegiada por trabalhar em uma companhia onde as relações são menos desiguais, viver um relacionamento onde posso expressar minhas questões, gostos e desgostos, ainda convivo com um pai bastante machista, amigos com opiniões machistas e um bando de gente (homens e mulheres!) que realmente acredita que “essa coisa de gênero” é mimimi feminista.

Li uma frase que fez sentido pra mim: “Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele”.

Registro aqui meu protesto.

Que nós, mulheres, possamos nos unir e com a força dessa união, conquistar espaço e oportunidades reais de liberdade legítima e irrestrita.

We can do it!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s